COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE USAR UM KIT

Bem-vindo ao forum Hidrogenio.xyz.

Este fórum foi criado para se tornar um grande banco de dados e uma referencia em informações sobre a tecnologia que está revolucionado o mundo com economia, o uso de HHO (Gás resultante da divisão da molécula da água).

Na internet existem vários projetos e soluções voltados para essa tecnologia mas as informações estão todas desorganizadas e espalhadas, dificultando aos iniciantes em aprenderem mais e montarem seu próprio gerador de hidrogênio, bem como terem contato com as ultimas novidades desse mundo fascinante que é a energia limpa e sustentável.

Este fórum pretende ( sem grandes pretensões ) tornar-se uma referencia para quem busca conhecer o processo e deseja transformar seu veículo em Híbrido de Hidrogênio e combustível comum (Gasolina / Alcool / GNV).

A conversão para Hidrogênio é relativamente simples mas requer um pouco de estudos e determinação.

Com a ajuda de membros como você e de outras pessoas do Brasil e do mundo todo, porque Não? Podemos economizar muito com nossos carros e tornar a vida mais saudável para nossos filhos, netos, porque o hidrogênio como combustível tem uma serie de vantagens:

- Não polui
- É renovável
- É abundante
- Aumenta a potencia do motor do seu carro
- Promove economia de no mínimo 30%
- Aumenta a autonomia do seu veículo
- Aumenta a vida útil do motor do seu carro.
- Reduz o custo de manutenções porque elimina resíduos no motor
- Promove a queima perfeita do combustível no seu carro ou moto.

Faça seu cadastro e venha compartilhar o que você sabe sobre essa tecnologia e fazer parte dessa nossa família que cresce absurdamente no mundo todo.

Abaixo explicação simples e detalhada sobre a tecnologia e porque vai dar economia de combustivel.

https://www.youtube.com/watch?v=lS9AKjBImTc

Obrigado.
websalga

COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE USAR UM KIT

Mensagempor websalga » 24/Nov/2015, 14:49

Nesse topico vamos postar detalhes que você tem que saber antes de comprar um kit de hidrogenio e sair por aí andando com o seu carro.

websalga

O QUE É ELETRÓLITO?

Mensagempor websalga » 25/Nov/2015, 00:23

Eletrólito é a solução que circula nos geradores, geralmente constituida de agua destilada ou desmineralizada.
Para obter um bom eletrólito deve-se adicionar a essa água, nas proporções corretas, um dos componentes a seguir:

Hidroxido de Potássio - KOH - Encontrado em lojas e industrias de produtos quimicos
SODA CAUSTICA - Hidroxido de Sódio - NaOH - Encontrado em supermercados.
CARBONATO DE POTASSIO - Formula : K2CO3 - Industria e lojas de produtos quimicos
THP - Formula: C2H10O2 - Industrias e lojas de produtos quimicos ou com (Alexandre Barillo)
HEXALOMETHANE - ??? wem breve ...

O eletrolito vai promover a separação das moléculas da água em Hidrogênio e Oxigênio.
Os melhores eletrólitos não devem corroer acentuadamente as placas de metal nem deixar resíduos.
Editado pela última vez por websalga em 26/Nov/2015, 18:51, em um total de 2 vezes.

Nelson

Qual a melhor agua para o HHO ?

Mensagempor Nelson » 25/Nov/2015, 01:27

Olá pessoal,
Parece que estou perguntando o óbvio mas não é.
De cara parece que a água destilada é a melhor mas já temos uma evolução até nisso.
No fórum do facebook, foi apresentado um tal de "água deionizada" que, segundo o usuário, consegue-se o hho com menos amperagem e consequentemente menos calor e sujeira. Vejo isso como evolução do que já sabemos. Devemos nos focar nisso também, pois aumentará a vida das placas também.
Como a coisa ainda é nova, restam algumas dúvidas como a especificacão dessa agua para ser usada no hho, visto que a variedade é grande no mercado. Qual o grau de pureza ? Qual a condutividade ? Qual o tempo de vida dessa água ?
Pode ser que com o tempo, teremos mais respostas.

hidrogenio
Administrador

Re: Qual a melhor agua para o HHO ?

Mensagempor hidrogenio » 25/Nov/2015, 11:13

Nelson escreveu:Olá pessoal,
De cara parece que a água destilada é a melhor mas já temos uma evolução até nisso.
No fórum do facebook, foi apresentado um tal de "água deionizada" que, segundo o usuário, consegue-se o hho com menos amperagem e consequentemente menos calor e sujeira. Vejo isso como evolução do que já sabemos. Devemos nos focar nisso também, pois aumentará a vida das placas também.
Como a coisa ainda é nova, restam algumas dúvidas como a especificacão dessa agua para ser usada no hho, visto que a variedade é grande no mercado. Qual o grau de pureza ? Qual a condutividade ? Qual o tempo de vida dessa água ?

Nelson, antes no inicio, acreditava-se que seria a água destilada, mas as empresas estão produzindo hoje a água desmineralizada.
O processo de desmineralização é superior ao processo de destilação pois conserva as propriedades atômicas da água, retirando apenas grandes partículas de minerais e impurezas. Se não encontrar a água desmineralizada para comprar pode usar a água da chuva (filtrada) ou a água destilada vendida facilmente em postos de combustíveis ou lojas de baterias.
Obs: muitos vendedores vão falar que desmineralizada e destilada é a mesma coisa, que funcionam igual (por falta de conhecimento eu suponho), não aceite essa afirmação e explique para o vendedor que existem diferenças no processo de fabricação e nas características.

Nelson

Re: COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE USAR UM KIT

Mensagempor Nelson » 25/Nov/2015, 13:46

Saindo um pouco para o eletrólito, acredito que o melho até hoje é o Carbonato de Potássio. Zero de corrosão e o melhor condutor de eletricidade, consequentemente menor consumo de amperes. O problema com esse produto é que é caro e difícil compra.
Já isei o carbonato de Sódio e não foi bom o resultado. Acabou formando uma pasta grossa dentro do borbulhador. O koh, Hidroxido de potássio, é bom mas é corrosivo.
Nessa ânsia de conseguir melhores resultados, não devemos esquecer para que o hho veio. Começamos a gastar mundos e fundos e no final das contas a economia vai para o ralo.
A coisa tem que ser bom, barato e como resultado, econômico.

websalga

Mensagempor websalga » 26/Nov/2015, 13:04

A água do ar condicionado é uma água "condensada".
 o processo é diferente da Desmineralizada e da destilada.
A desmineralizada sofre processo de filtragem e agentes químicos para retirar partículas grandes de minerais e poluentes;
 a água destilada é aquecida e evaporada em processos controlados em ambiente isolado, em alguns casos filtrada antes e fica sem nenhum mineral, é boa pra baterias de carros pois na bateria não há necessidade da quebra de molécula da água em gases, sendo misturada com soda caustica.
Tanto a Desmineralizada quanto a condensada mantem algumas propriedades químicas e físicas que são boas para a eletrolise da água para separar o hidrogênio e oxigênio, não possuem cloro na composição nem agentes químicos.
A água da chuva costuma ser boa para eletrolise, mas pode conter partículas de poeira, minerais e outros contaminantes que podem a longo prazo reduzir a vida útil das placas do gerador. Já ouviram falar de "chuva ácida" ? nos grandes centros urbanos a poluição do ar é tão grande que quando as gotículas da chuva caem elas ficam com um PH ácido. Contudo, a água da chuva mantem algumas caracteristicas boas para promover a eletrolise além de ser gratuita. Existem muitas águas vendidas que são "falsificadas".

Nelson

Acrílico, Policarbonato ou Nylon para fechar a célula ?

Mensagempor Nelson » 09/Dez/2015, 02:34

Porque vemos em algumas células montadas com placas de acrílico e outros com Nylon ?
Basicamente, essas placas servem para dar pressão nas placas e o'rings.
O acrilico, dá a vantagem de ver exatamente o que ocorre dentro da célula como a formação de bolhas e coloração da solução. Para os iniciantes é importante para se sentirem seguros que está ocorrendo a transformação e acreditar no equipamento. Fora isso, tem as desvantagens como o trincamento e a consequente quebra. Aos poucos cria pequenas trincas devido o calor. Calma, isso ocorre somente depois de uns 4 anos de uso. Merece cuidado e tem tempo de validade.
O Policarbonato, muito parecido com o acrílico mas tem uma resistência maior e suporta o calor do motor melhor que o acrílico e praticamente nao tem micro fissuras. O custo é aproximadamente 3x mais caro também. Não tem muitas opções de espessuras. Não é muito resistente à gasolina.
O Nylon, este não é transparente mas dá banho de resistência nos outros 2 já citados. Suporta maior temperatura e não sofrem com ataques químicos. Fácil de encontrar e em várias espessuras e cores. Aquela tábua de cortar carne que temos na cozinha até pode servir na célula em caso de não ter outro material.

websalga

Re: Acrílico, Policarbonato ou Nylon para fechar a célula ?

Mensagempor websalga » 09/Dez/2015, 14:12

Nelson escreveu:Porque vemos em algumas células montadas com placas de acrílico e outros com Nylon ?
Basicamente, essas placas servem para dar pressão nas placas e o'rings.
O acrilico, dá a vantagem de ver exatamente o que ocorre dentro da célula como a formação de bolhas e coloração da solução. Para os iniciantes é importante para se sentirem seguros que está ocorrendo a transformação e acreditar no equipamento. Fora isso, tem as desvantagens como o trincamento e a consequente quebra. Aos poucos cria pequenas trincas devido o calor. Calma, isso ocorre somente depois de uns 4 anos de uso. Merece cuidado e tem tempo de validade.
O Policarbonato, muito parecido com o acrílico mas tem uma resistência maior e suporta o calor do motor melhor que o acrílico e praticamente nao tem micro fissuras. O custo é aproximadamente 3x mais caro também. Não tem muitas opções de espessuras. Não é muito resistente à gasolina.
O Nylon, este não é transparente mas dá banho de resistência nos outros 2 já citados. Suporta maior temperatura e não sofrem com ataques químicos. Fácil de encontrar e em várias espessuras e cores. Aquela tábua de cortar carne que temos na cozinha até pode servir na célula em caso de não ter outro material.

Obrigado Nelson por sua contribuição para tornar esse fórum o melhor e a mais completa referencia em reatores de hidrogênio veiculares.

Nelson

SERÁ QUE VALE A PENA COMPRAR UMA CÉLULA PRONTA ?

Mensagempor Nelson » 11/Dez/2015, 14:30

No mercado hoje em dia, temos muitas opções de compra de uma célula (reator) de hidrogênio. Lembro que um ano atrás (dez/14), haviam apenas 2 vendedores no Mercado Livre. Agora (dez/15), já são mais de 30 ao todo, sem contar muitos outros que oferecem em outros sites de vendas ou de boca em boca.
Na ânsia de se obter um resultado imediato, muitos preferem comprar pronto mas praticamente caem de paraquedas em um projeto que deveria ser melhor suportado e explicado. Por inexperiência, muitos desistem sem saber ao certo porque não deu certo. A fama que fica é: "Isso é enganação e não funciona". Se vc não se informar bem, será isso que irá acontecer. Foi enganado pelo vendedor e por vc mesmo. Nem todas as células servem para todos os carros genericamente. Cada um tem a sua particularidade e deve-se atentar para saber qual se encaixa melhor ao carro e também ao seu bolso.
Então, e agora ? Compro ou não compro ?
Se não dispõe de tempo para se informar a fundo, seja na internet (fóruns/grupos) ou pessoas especializadas, NÃO COMPRE. Terá grande chance de perder tempo e dinheiro.
Posso afirmar que ainda temos pouca informação disponível na internet para se sentir confiável para se empreender nesse projeto mas o bastante para saber que funciona. Tem muita mentira exposta e fantasia demais. Busque informação fora dos sites de venda. Os vendedores prometerão mundos e fundos e a decepção pode ser grande se comparado aos resultados que vc almejou.
Alguns outros preferem construir sua própria célula (como eu) mas a verdade é que toma muito tempo da gente e a qualidade das peças não fica tão boa. Se eu tivesse dinheiro o bastante para gastar assim, eu compraria (com o conhecimento que possuo hoje). Gosto de fazer essas coisas. Uni o útil ao agradável. Só que já estou nesse projeto já há 4 meses. Esse é o preço a se pagar, no meu caso, quando se fabrica por conta própria.
Em compensação, acredito que o resultado será além do esperado, pois tudo que aprendi até agora, foi colocado nesse projeto, além de outras inovações.

websalga

Re: SERÁ QUE VALE A PENA COMPRAR UMA CÉLULA PRONTA ?

Mensagempor websalga » 11/Dez/2015, 14:44

Nelson escreveu:No mercado hoje em dia, temos muitas opções de compra de uma célula (reator) de hidrogênio. Lembro que um ano atrás (dez/14), haviam apenas 2 vendedores no Mercado Livre. Agora (dez/15), já são mais de 30 ao todo, sem contar muitos outros que oferecem em outros sites de vendas ou de boca em boca.
Na ânsia de se obter um resultado imediato, muitos preferem comprar pronto mas praticamente caem de paraquedas em um projeto que deveria ser melhor suportado e explicado. Por inexperiência, muitos desistem sem saber ao certo porque não deu certo. A fama que fica é: "Isso é enganação e não funciona". Se vc não se informar bem, será isso que irá acontecer. Foi enganado pelo vendedor e por vc mesmo. Nem todas as células servem para todos os carros genericamente. Cada um tem a sua particularidade e deve-se atentar para saber qual se encaixa melhor ao carro e também ao seu bolso.
Se não dispõe de tempo para se informar a fundo, seja na internet (fóruns/grupos) ou pessoas especializadas, NÃO COMPRE. Terá grande chance de perder tempo e dinheiro.
Posso afirmar que ainda temos pouca informação disponível na internet para se sentir confiável para se empreender nesse projeto mas o bastante para saber que funciona. Busque informação fora dos sites de venda. Os vendedores prometerão mundos e fundos e a decepção pode ser grande se comparado aos resultados que vc almejou.
Alguns outros preferem construir sua própria célula (como eu) mas a verdade é que toma muito tempo da gente e se eu tivesse dinheiro o bastante para gastar assim, eu compraria (com o conhecimento que possuo hoje). Gosto de fazer essas coisas. Uni o útil ao agradável. Só que já estou nesse projeto já há 4 meses. Esse é o preço a se pagar, no meu caso, quando se fabrica por conta própria.
Em compensação, acredito que o resultado será além do esperado, pois tudo que aprendi até agora, foi colocado nesse projeto.

Também estou nesse caminho, após ler muita coisa e participar de grupos descobri que a economia não passa dos 40% ou no máximo 50% em casos extremos e não ocorre em todos os carros. Existem até relatos de que o veiculo passou a gastar mais com a instalação do reator .
Estou montando o meu e ja tive que improvisar um borbulhador e reservatórios de água personalizados que eu mesmo construí, seguindo dicas nos grupos, pois meu carro não tem espaço na parte do motor para instalar quase nada e não quero perder espaço no porta-malas para instalar um kit.
Também achei a ideia de pegar meu carro semi-novo e passar cabos e fios, mangueiras do porta-malas até o cofre do motor, uma ideia ruim.
Meu carro está na garantia ainda e acho que construir uma célula é algo muito pessoal e de decisão propria, cheguei a comprar uma celula mas nao me atende porque nao é uma celula de 2a GERAÇÃO(H2) ela é de primeira geração (HHO) e comprei alguns componentes importados para montar a celula. Vou aguardar chegar e comento aqui no forum. Continui aprendendo muito com os colegas dos grupos. Abraço Nelson e obrigado por compartilhar aqui no forum.

websalga

Mensagempor websalga » 17/Dez/2015, 11:32

Nelson escreveu:Saindo um pouco para o eletrólito, acredito que o melho até hoje é o Carbonato de Potássio. Zero de corrosão e o melhor condutor de eletricidade, consequentemente menor consumo de amperes. O problema com esse produto é que é caro e difícil compra.
Já isei o carbonato de Sódio e não foi bom o resultado. Acabou formando uma pasta grossa dentro do borbulhador. O koh, Hidroxido de potássio, é bom mas é corrosivo.
Nessa ânsia de conseguir melhores resultados, não devemos esquecer para que o hho veio. Começamos a gastar mundos e fundos e no final das contas a economia vai para o ralo.
A coisa tem que ser bom, barato e como resultado, econômico.

Concordo com você Nelson, o troço tem que dar resultado e não podemos transferir todo o custo com os combustíveis para o eletrólito, o mais barato ainda é a soda caustica 99% que vem em escamas. Abaixo segue o link de uma empresa que vende produtos quimicos, incluindo Carbonato de Potássio ( Potassa Sódica) e o KOH ( hidróxido de Potássio ) bem como a soda caustica ( Hidróxido de Sódio) observe bem a diferença entre os preços. Se vamos ter o trabalho de construir um reator e ter o trabalho de instalar e regular todo o sistema, alguns ainda gastando muito com eletrônicos não podemos nos dar esse gasto com eletrólito muito caro. Melhor mesmo investir em placas de aço melhores como o inox 316L e ter um gasto maior na hora de montar o Kit mas em compensação a economia vai ser maior depois.

http://www.mawin.com.br/loja/

websalga

LOJAS E LINKS DE LUGARES PARA COMPRAR ELETRÓLITOS

Mensagempor websalga » 17/Dez/2015, 11:42

Vejo nos grupos muitas pessoas com dificuldade para encontrar componentes quimicos de eletrólitos e as vezes quando encontram são de baixa qualidade ou são "batizados". O mercado não está preparado para atender essa demanda doméstica. Só empresas de quimica que conseguem esses produtos. Abaixo vamos listar as lojas que vendem e se vocês tieverem algum link pra compartilhar por favor complemenetem o post com as lojas da sua região onde moram.

Lojas que vendem produtos químicos e onde comprar pela internet ou locais.

websalga

Re: LOJAS E LINKS DE LUGARES PARA COMPRAR ELETRÓLITOS

Mensagempor websalga » 17/Dez/2015, 11:44

websalga escreveu:Vejo nos grupos muitas pessoas com dificuldade para encontrar componentes quimicos de eletrólitos e as vezes quando encontram são de baixa qualidade ou são "batizados". O mercado não está preparado para atender essa demanda doméstica. Só empresas de quimica que conseguem esses produtos. Abaixo vamos listar as lojas que vendem e se vocês tieverem algum link pra compartilhar por favor complemenetem o post com as lojas da sua região onde moram.

Em Vitoria-ES :
http://www.suica.com.br/suica/main/

websalga

Re: LOJAS E LINKS DE LUGARES PARA COMPRAR ELETRÓLITOS

Mensagempor websalga » 17/Dez/2015, 12:00

websalga escreveu:
websalga escreveu:Vejo nos grupos muitas pessoas com dificuldade para encontrar componentes quimicos de eletrólitos e as vezes quando encontram são de baixa qualidade ou são "batizados". O mercado não está preparado para atender essa demanda doméstica. Só empresas de quimica que conseguem esses produtos. Abaixo vamos listar as lojas que vendem e se vocês tieverem algum link pra compartilhar por favor complemenetem o post com as lojas da sua região onde moram.

Em Vitoria-ES :
http://www.suica.com.br/suica/main/

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -mawin-_JM

Nelson

THP Fale sobre ele

Mensagempor Nelson » 28/Jan/2016, 12:58

Websalga,
Vi no face que postou a venda do thp.
Por favor, poderia falar das vantagens e desvantagens desse produto em relação a outros eletrólitos vendidos no mercado ?
Há ainda muita dúvida sobre esse material.
Gostaria de sua opinião, como consumidor, sobre a eficácia dele.
Grato,
Nelson

websalga

Re: THP Fale sobre ele

Mensagempor websalga » 28/Jan/2016, 20:46

Nelson escreveu:Websalga,
Vi no face que postou a venda do thp.
Por favor, poderia falar das vantagens e desvantagens desse produto em relação a outros eletrólitos vendidos no mercado ?
Há ainda muita dúvida sobre esse material.
Gostaria de sua opinião, como consumidor, sobre a eficácia dele.
Grato,
Nelson

Nelson, desculpe a demora em responder. Eu uso o THP, já usei soda 99% também. O THP me dá algumas características que eu particularmente não encontro em outros reagentes:

- Atoxidade (em contato com a pele não causa irritação)
- Não corrosivo (não corrói metais ou plastico ou outros materiais)
- Não caustico (não causa queimaduras químicas na pele ou ou tecidos de humanos ou outros seres vivos)
- Sem depósito (não gera resíduos ou cristais nos equipamentos em que for utilizado)
- Sem risco de dano saúde (se tiver com contato com o eletrólito não causará dano)
- Sem risco de proibição (se não causa mal aos seres vivos nem prejuízo ao meio ambiente)
- Sem risco de dano material (se houver vazamento não causará dano ao equipamento ou ao veiculo automotor)
- Sem risco de manuseio (seguro para manuseio por quem estiver montando o equipamento e fizer uso dele)
- Sem risco ambiental (Biodegradável, o eletrólito pode ser descartado)
- Custo baixo em relação aos benefícios que o produto oferece.
- Produz mais hidrogênio que oxigênio que é o que importa na eletrólise para obtenção de H2 (Hidrogênio puro).
Editado pela última vez por websalga em 28/Jan/2016, 22:45, em um total de 1 vez.

Nelson

Mensagempor Nelson » 28/Jan/2016, 21:45

Websalga,
Grato pelos comentários.
Mesmo nesse assunto, qual é comparativo de volume de gas e amperagem em relação ao koh (que eu uso) ? Minha celula ainda tem baixa produção com o koh. Se eu usar o thp, quanto isso vai aumentar ?

websalga

Mensagempor websalga » 28/Jan/2016, 23:29

Nelson escreveu:Websalga,
Grato pelos comentários.
Mesmo nesse assunto, qual é comparativo de volume de gás e amperagem em relação ao koh (que eu uso) ? Minha célula ainda tem baixa produção com o koh. Se eu usar o THP, quanto isso vai aumentar ?

Nelson, boa noite. Acredito que não aumente em volume, aquela tabela de litragem aqui no fórum serve de base para reatores HHO, mas quando se usa o THP muitos usuários do produto reclamam de inicio que a produção foi menor que a soda cáustica, mas eu mesmo não observei essa diferença de forma tão expressiva. A quantidade a ser diluída do THP para obter uma produção semelhante a outros eletrólitos costuma ser muito menor. Acontece que o THP não produz os dois gases na mesma proporção que os demais eletrólitos, o THP consegue produzir mais hidrogênio que o oxigênio, então, quando um usuário que usa outro eletrólito, diz que a produção do reator de HHO está boa deve-se levar em consideração que este equipamento está produzindo um gas "sujo" a menos que seja um reator de segunda geração (reator de H2). No caso de geradores de H2 o THP irá promover um aumento de gás na mangueira do hidrogênio e uma produção menos acentuada na mangueira do oxigênio. Alguns usuários adeptos de alterações eletrônicas nos carros vão achar erroneamente por falta de conhecimento técnico que o THP está produzindo menos quando na verdade o reator que usa o THP estará produzindo gas de melhor qualidade por conter menos oxigênio. O que os usuários fazem nesse caso é por achar que o THP está produzindo menos, aumentam a concentração do eletrólito para tentar igualar a mesma produção de gas "sujo" de antes e com isso a amperagem sobe bastante, ficam portanto achando que o THP não produz como outros eletrólitos e consome mais energia, quando na verdade é o oposto, ele produz mais hidrogênio com menor quantidade de energia necessária.

marcelo.MOB

Mensagempor marcelo.MOB » 17/Jan/2017, 19:54

Nelson escreveu:Olá pessoal,

Isto não é novidade. A água destilada e a deonizada são a mesma coisa. O que muda no final é o processo para se eliminar os sais minerais da água. A destilada é por ebulição/condensação, e a deonizada é por uma filtração especial. O resultado final é o mesmo e nada vai acrescentar no resultado do seu gerador.

Deionização. Deionização é um processo comumente utilizado em laboratórios e indústria para produzir solventes puros, isentos de íons, com grande destaque para a água. Na produção da dita água deionizada procede-se passando a água a tratar por uma coluna com grãos de uma resina de troca iônica.

marcelo.MOB

Mensagempor marcelo.MOB » 17/Jan/2017, 20:03

Nelson escreveu:No mercado hoje em dia, temos muitas opções de compra de uma célula (reator) de hidrogênio. Lembro que um ano atrás (dez/14), haviam apenas 2 vendedores no Mercado Livre. Agora (dez/15), já são mais de 30 ao todo, sem contar muitos outros que oferecem em outros sites de vendas ou de boca em boca.
Posso afirmar que ainda temos pouca informação disponível na internet para se sentir confiável para se empreender nesse projeto mas o bastante para saber que funciona. Tem muita mentira exposta e fantasia demais. Busque informação fora dos sites de venda. Os vendedores prometerão mundos e fundos e a decepção pode ser grande se comparado aos resultados que vc almejou.
Alguns outros preferem construir sua própria célula (como eu) mas a verdade é que toma muito tempo da gente e a qualidade das peças não fica tão boa. Se eu tivesse dinheiro o bastante para gastar assim, eu compraria (com o conhecimento que possuo hoje). Gosto de fazer essas coisas. Uni o útil ao agradável. Só que já estou nesse projeto já há 4 meses. Esse é o preço a se pagar, no meu caso, quando se fabrica por conta própria.
Em compensação, acredito que o resultado será além do esperado, pois tudo que aprendi até agora, foi colocado nesse projeto, além de outras inovações.

Eu pretendia comprar as placas e fazer, mas descobri que sairia mais caro. Como não tenho interesse na montagem em si, e sim no resultado, preferi comprar um pronto da HHO Energy (uma empresa numa cidade vizinha daqui). Comprei um de 31 placas de 15 x 15cm, equivalente a 48 placas de 12 x 12 cm. Vou instalar em um Corsa 1.0 Flex junto com um EFIE chamado MOBSAVE. Vamos ver no que dá. Vou avaliar os resultados de consumo em um programa chamado Torque Pro (funciona com um adaptador OBD2 bluetoot ).

websalga

Mensagempor websalga » 19/Jan/2017, 17:39

marcelo.MOB escreveu:

Eu pretendia comprar as placas e fazer, mas descobri que sairia mais caro. Como não tenho interesse na montagem em si, e sim no resultado, preferi comprar um pronto da HHO Energy (uma empresa numa cidade vizinha daqui). Comprei um de 31 placas de 15 x 15cm, equivalente a 48 placas de 12 x 12 cm. Vou instalar em um Corsa 1.0 Flex junto com um EFIE chamado MOBSAVE. Vamos ver no que dá. Vou avaliar os resultados de consumo em um programa chamado Torque Pro (funciona com um adaptador OBD2 bluetoot ).

Caro Marcelo, o mais indicado é usar a quantidade de placas no reator de hidrogenio que dividindo a voltagem nominal do sistema (incluindo o alternador) sobrem 2 volts por cada placa, para se ter eletrolise efeiciente, como manda o manual, deve-se ter 2 volts de diferença de uma placa para outra, pois o necessario é de 1,75 volts, mas esse valor se altera devido ao tamanho das placas e da voltagem do sistema. Para reatores de 11 placas usar sistemas de 24 volts e assim por diante. Reatores grandes com muitas placas nao farão eletrolise de forma eficiente e vão consumir muita energia e pesar muito no funcionamento do alternador do seu veículo.

Wander

Mensagempor Wander » 05/Set/2017, 23:54

Boa noite estou no projeto hho a um bom tempo, parei por um período e estou retornando novamente. Com certeza até hje não encontrei um eletrolítico melhor que o THP. Outra dica que recomendo é balancear bem a mistura do THP com água filtrada ou destilada, mais THP mais consumo de AMPERAGEM e cuidade para que cada célula (positiva, negativa) não consuma mais que 2 volts para não aumentar a temperatura da célula, pois quanto maior temperatura menos eficiência do reator. Espero poder trocar experiências com todos, vou tste em uma ecosport, se me der 30% de economia já estou feliz.

Tales

Mensagempor Tales » 09/Nov/2017, 08:37

Bom dia pessoal, meu nome é Tales, tenho tido uma dificuldade em determinar qual o eletrólito ideal.Vejo que o ideal seria repor o liquído, e não trocar.
Alguém já usou CARBONATO DE POTÁSSIO? sabe a quantidade e a durabilidade?

Desde já lhes agradeço pela atenção.

Nelson

Mensagempor Nelson » 16/Nov/2017, 23:53

Olá Tales.
Conheço 2 eletrólitos muito bons.
O primeiro é o RCM, o segundo é o THP.
O Paulo Salgado, vende o THP.
O Carlos, vende o RCM.

websalga

Mensagempor websalga » 29/Nov/2017, 14:03

Tales escreveu:Bom dia pessoal, meu nome é Tales, tenho tido uma dificuldade em determinar qual o eletrólito ideal.Vejo que o ideal seria repor o liquído, e não trocar.
Alguém já usou CARBONATO DE POTÁSSIO? sabe a quantidade e a durabilidade?

Desde já lhes agradeço pela atenção.

O carbonato de potássio em contato com a água se transforma em KOH.
O KOH é muito usado e espuma bastante.
O THP espuma também mas é muito bom.
O RCM é muito bom e acredito que não espuma.

Voltar para “HHO - O QUE É E COMO FAZER”